top of page

NOSSA
METODOLOGIA

O estudo começa com uma seleção de produtos sociais comercializados no ano anterior à publicação — neste caso, avaliamos 70 iniciativas de 2024. A escolha dos cases é norteada pelo tamanho das marcas, o potencial de impacto social e a disponibilidade no varejo, com preferência para empresas de grande porte.

 

Compilamos neste levantamento informações públicas sobre eles, disponibilizadas pelas marcas em seus rótulos, sites e redes sociais. Além disso, todas as empresas e organizações foram contatadas e tiveram a oportunidade de se manifestar e complementar as informações de campanha e resultados.

 

Nesta edição, promovemos algumas mudanças com relação aos critérios de análise e a pontuação final. A classificação de 1 a 5 estrelas dá espaço para uma pontuação composta pelos seguintes critérios: proposta de doação (peso 2), transparência (peso 2), campanha e impacto. Cada um deles gera uma pontuação de 0 a 10 que, somada e equalizada por pesos, totaliza uma nota entre 0 e 60 pontos.

editadas---juri.02.png

Júri

Nesta edição, o júri reunido pelo Guia se debruçou sobre categorias especiais, elegendo as medalhas de ouro, prata e bronze para cada uma delas. Conheça os destaques e o time de especialistas em publicidade, propósito e sustentabilidade que nos auxiliou nesta missão.

Categorias:

Emergência RS

Produtos criados para apoiar os esforços de reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes que afetaram o estado em abril/maio de 2024

Campeões de transparência

Marcas com boa avaliação no critério transparência — a habilidade de comunicar, de preferência publicamente, os resultados alcançados

Terceiro setor

Melhores produtos criados por organizações da sociedade civil para sustentar financeiramente suas operações e dar voz à causa

Baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2025

Baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2025

Baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2025

Jules de Faria

É jornalista, escritora, consultora criativa, mãe e multitasker. Co-fundou da agência AQI, onde desenvolve consultoria em propósito e storytelling para negócios visionários. Escreve sobre propósito, criatividade e imaginação para Marie Claire e Fast Company. Fundou a Think Olga, uma das ONGs mais relevantes na defesa dos direitos das mulheres no Brasil. Co-fundou o Movimento Bora Sonhar, de pesquisa, diálogo e ação sobre o sonhar como coisa séria no Brasil

Rodrigo Gaspar

É co-CEO do Sistema B Brasil, liderando a organização em um modelo de governança colaborativa. Engenheiro com especialização em estratégias de impacto social pela Universidade da Pensilvânia, tem mais de 23 anos de experiência em multinacionais, governo e empreendedorismo. Atua há mais de 5 anos no Sistema B, promovendo impacto por meio da Avaliação de Impacto B. Facilitador em Comunicação Não Violenta, Teoria U e Disciplina Positiva.

Ana Kuroki

Formada em Comunicação pela USP, Ana Paula Kuroki tem mais de 20 anos de carreira e já atuou em diferentes agências de publicidade e propaganda, como Loducca, Young & Rubicam e Grey. Também foi líder de um núcleo criativo do Google e integrou a liderança da Mesa Company. Em 2023, chegou à Africa Creative como VP de Estratégia, Solução e Impacto e, atualmente, ocupa o cargo de CSO.

Lucio Vicente

Diretor do Instituto Akatu, organização pioneira na sensibilização, mobilização e engajamento da sociedade para o consumo consciente. Formado em Comunicação Social, é pós-graduado em Marketing, com especialização em Socionomia e MBA em Economia do Agronegócio pela FGV. Possui ampla experiência na liderança de áreas de marketing, comunicação, relações com o consumidor, relações institucionais, sustentabilidade e ESG.

Baixe também as
Edições Anteriores

Quer ver sua marca na próxima edição do Guia?

Preencha o formulário para ter seu produto avaliado pela nossa equipe

Quer informar um erro
no conteúdo? Escreva para 

bottom of page